sábado, 19 de junho de 2010

JOGOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

No site do Ministério de Minas e Energia existem alguns jogos que ensinam sobre o meio ambiente.
Fonte: Ministério de Minas e Energia (ver link do site acima)
Jogo "Alimente o sapo"

Particularmente gostei do jogo "Alimente o sapo", pois possibilita trabalhar a cadeia alimentar dos animais. Utilizando as setas do teclado do computador, o sapinho tem que atravessar a floresta sem ser comido por seus predadores e sem morrer afogado. O jogo possui tempo e o sapinho tem três tentativas para alcançar sua presa e matar a sua fome.
O jogo só oferece visualização, mas a interpretação da relação animal abordada, somente é compreendida se for orientada ou percebida por pessoas que possuem conhecimento sobre a temática do jogo. Ele é eficaz para trabalhar a cadeia alimentar, mas poderia oferecer um quiz sobre o tema ou explicar a sua finalidade.
Outro site interessante é o Biojogo - Biologia Interativa. Neste existem diversos jogos de diferentes níveis relacionados à genética, doenças, entre outros temas da biologia. Ele parece mais indicado para o ensino médio, mas outras questões podem ser trabalhadas com alunos do ensino fundamental como se transmitem algumas doenças, a transfusão de sangue e os diferentes tipos sanguíneos, o corpo humano e etc.

Fonte: site Biojogo- Biologia Interativa
Jogo "Solidariedade Sanguínea"

O jogo "Solidariedade Sanguínea" está em um nível avançado para o ensino fundamental, mas sua estrutura nos possibilita adaptá-lo e conscientizar a doação de sangue e ensinar a compatibilidade sanguínea de cada pessoa.
O ponto negativo do jogo é que essa adaptação deverá ser criada. Ele também poderia relacionar questões que envolvem a necessidade de transfusão, como: acidentes e doenças. O jogo diz que um menino necessita de sangue, mas não diz o motivo.
O jogo consiste em pistas e informações que vão aparecendo, o jogador tem que descobrir qual é o doador compatível com Matheus, uma criança de 8 anos que precisa urgentemente do sangue tipo AB (negativo).
Fonte: Ver link do site abaixo
Fig. Cidade de Malta

Em um outro site é possível encontrar uma cidade muito divertida chamada Cidade da Malta. Dentro dele existem três jogos, um deles; é o jogo "Frutas e Legumes". Um animal animado faz perguntas como "Qual é o alimento que pertence ao grupo dos vegetais?" ou "Qual é o fruto que não tem sementes?" e com isso o jogador deve clicar na figura de frutas e vegetais visualizadas e que conrresponde à resposta das perguntas.
O jogo possibilita o jogador a conhecer mais os alimentos orgânicos que comemos, mas não apresenta muitas opções de conhecimento, pois são sempre as mesmas figuras.
Outra dificuldade encontrada foi que para se jogar é necessário fazer download de um programa específico para abrir o jogo.
Existem diversos sites interessantes, com conteúdo que podem enriquecer o ensino de ciências. Segue abaixo alguns links de site que fazem referência sobre ciência e possui também alguns jogos.
Nestes, será possível encontrar conteúdos importantes para crianças e adolescentes.

Visitem e aprendam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário